red-cp-background

Nossa Política de Abastecimento Responsável e Sustentável de Óleos de Palma

Histórico

Na Colgate-Palmolive Company (Colgate), apoiamos uma visão para um futuro sem desmatamento. Este compromisso baseia-se em nossos valores fundamentais de respeito, trabalho em equipe global e melhoria contínua. Temos uma política abrangente de não desmatamento que abrange os seguintes produtos florestais: palma, soja, carne e papel e celulose. Esta é uma política específica da mercadoria que aborda palmeiras.

Nosso Compromisso

A Colgate-Palmolive está empenhada em abastecer óleo de palma responsável, óleo de palmeira (PKO) e derivados de óleo de palma que não contribuem para o desmatamento.

Até 2020, a Colgate-Palmolive irá fornecer óleo de palma, PKO e seus derivados que são produzidos de forma responsável e sustentada e de fontes que podem ser rastreadas das plantações ao produto.

Escopo

Esta política se aplica às fontes de todas as operações, subsidiárias e joint ventures da Colgate-Palmolive.

Espera-se que nossos fornecedores apliquem esta política em todas as operações, incluindo propriedades, joint ventures e fornecedores terceirizados.

Requisitos

À medida que nos esforçamos para o desmatamento zero em nossas operações e atividades, nós nos juntaremos com as partes interessadas e nossos fornecedores para construir uma cadeia de fornecimento global transparente que atenda aos seguintes critérios:

  1. Sem desmatamento de floresta de Alto Estoque de Carbono (HCS)
  2. Sem desmatamento de áreas de Alto Valor de Conservação (VHC)
  3. Sem uso de fogo para limpeza de terras
  4. Sem novo desenvolvimento em terras de turfa, independentemente da profundidade
  5. Redução das Emissões de Gases do Efeito Estufa
  6. Sem exploração de pessoas ou comunidades locais


1. Sem Desmatamento de Florestas de Alto Estoque de Carbono ou Áreas de Alto Valor de Conservação

Florestas de Alto Estoque de Carbono 
As florestas de Alto Estoque de Carbono englobam florestas primárias, bem como florestas de Alta, Médias, Baixa Densidade e Regeneradoras. As áreas jovens, áreas de terras limpas/abertas, plantações existentes ou outras terras já em produção agrícola podem ser desenvolvidas. Reconhecemos e apoiamos a Abordagem de HCS desenvolvida pelo Grupo Diretivo do HCS.

Áreas de Alto Valor de Conservação 
As áreas de Alto Valor de Conservação são terras que têm um significado ambiental e social particularmente alto, com atributos como concentração significativa de biodiversidade, ecossistemas raros, ameaçados ou em perigo de extinção e áreas críticas para a identidade e necessidades culturais de uma comunidade local. Essas áreas não devem ser limpas nem, para produtos à base de floresta, devem ser colhidas de maneira que ameace os HCVs.

2. Sem Uso de Fogo para Limpeza de Terras

Colgate-Palmolive terá abastecimento de fornecedores que proíbem o uso de fogo como parte da preparação da terra, replantação ou outros desenvolvimentos.

3. Sem Novo Desenvolvimento em Terras de Turfa, Independentemente da Profundidade

A Colgate-Palmolive não aceitará o novo desenvolvimento de turfeiras, independentemente da sua profundidade. Em casos de plantações existentes na turfa, as melhores práticas de manejo devem ser seguidas e, sempre que possível, a restauração da turfa deve ser tentada.

4. Redução das Emissões de Gases do Efeito Estufa

Espera-se que os fornecedores trabalhem continuamente para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e as emissões poluentes das usinas e atividades agrícolas existentes.

5. Sem Exploração de Pessoas ou Comunidades Locais

Direitos Humanos e Trabalhistas 
Guiada pela Declaração das Nações Unidas sobre Direitos Humanos, sob uma política de não exploração, a Colgate-Palmolive exige que seus fornecedores em todos os níveis se comprometam a: nenhum trabalho infantil ou trabalho forçado/servido; sem práticas de recrutamento não éticas; e nenhuma discriminação ou assédio em sua cadeia de suprimentos. Os fornecedores estarão em conformidade com todas as leis e regulamentos relevantes e, adicionalmente, se comprometem com as condições de trabalho, saúde e segurança, horas e salários que estão de acordo com os padrões da Organização Internacional do Trabalho. Os contratos escritos, quando exigido por lei, serão fornecidos a todos os trabalhadores em uma linguagem que entendam que detalha a natureza do trabalho, taxa de pagamento e acordos de pagamento, horário de trabalho, férias e outras folgas e outros benefícios do emprego. A liberdade de associação e o direito à negociação coletiva também serão garantidos.

Direitos de Propriedade da Terra 
Os fornecedores da Colgate-Palmolive respeitarão os direitos legais ou habituais e os direitos de uso das comunidades indígenas e locais, bem como seus direitos de dar ou reter seu consentimento livre e esclarecido prévio para operações que afetem suas terras ou recursos.

Resolução de Conflitos 
Os fornecedores da Colgate-Palmolive resolverão reclamações e conflitos através de um sistema mutuamente acordado e documentado de forma transparente que seja implementado e aceito por todas as partes relevantes.

Pequenos Proprietários 
A Colgate-Palmolive compromete-se a trabalhar com nossos fornecedores para garantir que esta política seja implementada de forma a apoiar a inclusão de pequenos proprietários em nossas cadeias de suprimentos.

Marcos

Como o próximo passo em nossa jornada em direção ao abastecimento responsável e sustentável de óleos de palma, nos esforçaremos para atingir os seguintes objetivos:

  1. Alcançar a rastreabilidade da nossa cadeia de suprimento de óleo de palma e PKO para as fábricas até o final de 2016 e para a plantação até o final do ano 2020
  2. Estabelecer marcos adicionais para rastreabilidade e abastecimento responsável e sustentável de derivados de óleo de palma até 2020 até o final de 2016
  3. Comprar 100 por cento de óleo de palma e PKO sustentável certificado até o final de 2017, obtendo-se do balanço de massa, segregando ou identificando cadeias de suprimentos preservadas
  4. Identificar um sistema de verificação de terceiros apropriado para medir a conformidade com nossa política até o final de 2017

Revisaremos e atualizaremos nossos marcos e planos de transformação, bem como informaremos sobre o nosso progresso duas vezes por ano.

Verificação

Tomaremos uma abordagem passo a passo para a verificação. Como medida provisória, a Colgate-Palmolive se compromete a adquirir apenas derivados de óleo de palma, PKO e de azeite de palma certificados pela Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO) ou padrão equivalente. Daremos preferência aos óleos fisicamente certificados.

Reconhecemos que nossa política define os requisitos acima dos Princípios e Critérios da RSPO e usaremos vários sistemas de verificação independentes para determinar se os fornecedores estão progredindo em direção à conformidade com nossa política.

Daremos preferência aos fornecedores cujo óleo de palma, PKO e derivados de óleo de palma tenham sido verificados por um terceiro independente contra um padrão que atenda a expectativa em nossa política.

Trabalhando Com Nossos Fornecedores

Os fornecedores de derivados de óleo de palma, PKO e derivados de óleo de palma devem atender aos requisitos desta política. Os fornecedores são avaliados de acordo com nossas expectativas políticas. Se um fornecedor não for capaz de atender às expectativas descritas em nossa política, trabalharemos com eles para desenvolver um plano de ação com compromissos com prazo limitado.

Se um fornecedor não conseguir ou não quiser tomar as ações necessárias para se adequar às expectativas descritas em nossa política, a Colgate-Palmolive pode rescindir a relação comercial com o fornecedor. Por exemplo, a Colgate-Palmolive pode encerrar nossa relação comercial com fornecedores que optam por não criar planos de ação ou não cumprir compromissos vinculados ao tempo e/ou fornecedores que estão suspensos da RSPO ou organizações equivalentes.

Transparência

Reconhecemos que a transparência apoia a transformação. Esperamos que os fornecedores da RSPO publiquem mapas de concessão onde legalmente permitido e incentivem os fornecedores a divulgarem publicamente suas fontes de refino e moinho.

Relataremos o progresso em direção a nossos objetivos duas vezes por ano - em nosso Relatório de Sustentabilidade anual, bem como um relatório semestral, ambos para serem publicados no site de Sustentabilidade da Colgate-Palmolive. Além disso, a Colgate-Palmolive divulga o progresso no abastecimento responsável e sustentável do óleo de palma através do Comunicado Anual de Progresso da RSPO, do Fundo Mundial para os Animais Selvagens, do Scorecard dos compradores de óleo de palma e da divulgação da Floresta CDP.

Ação Coletiva

A Colgate-Palmolive reconhece que, sozinhos, não podemos transformar a cadeia de suprimento de óleo de palma. Estamos nos associando com outros para acelerar o ritmo de mudança.

A Colgate-Palmolive assinou para remover o desmatamento impulsionado por commodities de nossa cadeia de suprimentos através da plataforma We Average Business Take Action. Também apoiamos publicamente a política do governo indonésio de proteger turfas intactas e restaurar as turfeiras degradadas.

Continuaremos a apoiar reformas e melhorias semelhantes no governo e na gestão do uso da terra para alcançar soluções duradouras para o desmatamento.

Estamos trabalhando em parceria com The Forest Trust (TFT) para mapear nossa cadeia de suprimentos, avaliar o risco, priorizar as regiões e os fornecedores para o envolvimento direcionado e contribuir para a transformação no terreno.

Somos um membro da RSPO, um membro da Tropical Forest Alliance e um membro do Consumer Goods Forum Palm Oil Working Group.

Nosso Progresso

A Colgate-Palmolive reconheceu a necessidade de uma estratégia de produção de óleo de palma responsável produzido desde 2007, quando nos tornamos um membro da RSPO.

  1. Desenvolvemos uma Política de commodities sem desmatamento, destacando o óleo de palma como uma das quatro commodities para atingir a implementação e comunicamos nossa política aos nossos fornecedores diretos (março de 2014)
  2. Começamos a adesão ao óleo de palma com a The Forest Trust (TFT) para mapear nossa cadeia de suprimentos e envolver nossos fornecedores (maio de 2015)
  3. Cobrimos todos os volumes de óleo de palma, PKO e materiais derivados com compras de certificados de petróleo ou GreenPalm (dezembro de 2015)
  4. Solicitamos informações sobre a rastreabilidade ao nível da usina de 100% de nossos fornecedores diretos de óleo de palma e PKO (em andamento)
  5. Fornecedores diretos envolvidos de óleo de palma e PKO para impulsionar a implementação das políticas, incentivar a maior transparência e entender seus planos de transformação da cadeia de suprimentos (em andamento)
  6. Incorporamos considerações de sustentabilidade no processo de seleção de fornecedores
  7. Descontinuamos relações com os fornecedores que não estão fazendo progresso adequado em relação aos nossos compromissos de políticas

1A Colgate-Palmolive obteve uma qualidade muito pequena de materiais do IOI. Não consideramos a obtenção de materiais do IOI até recuperar a certificação da RSPO e desenvolver um plano de ação com compromissos com limite de tempo que alinhe com os requisitos da nossa Política de Não Desmatamento.

Rastreabilidade

Comprometemos 100% de nossos fornecedores diretos de óleo de palma e PKO para entender a fonte do seu abastecimento, até o nível da usina. Ao traçar o óleo de palma de volta para moinhos conhecidos, podemos entender melhor as práticas sociais e ambientais nas plantações e pequenas explorações das fontes da usina e colaborar com nossos fornecedores para ajudar a transformar a cadeia de suprimento.

As porcentagens da Tabela 1 abaixo refletem a porcentagem de óleo de palma e PKO para cada mercado de compras que pode ser rastreado até o moinho de origem. Ser capaz de identificar as fontes da fábrica para o nosso fornecimento de palma nos permite priorizar os fornecedores de upstream para o envolvimento com base no risco associado. Também nos permite buscar mais informações e responder se surgirem preocupações contra as partes interessadas dentro da nossa cadeia de suprimentos.

Tabela 1 Rastreabilidade Global da Colgate-Palmolive-Palmolive (até junho de 2016)

 

Mercado

Rastreabilidade do Óleo de Palma

Rastreabilidade do PKO

Rastreabilidade Geral

EUA
N/A 97% 97%
América Latina
100% 76% 80%
Tailândia
85% 60% 80%
Europa, Oriente Médio e África
83% 53% 78%
Total Ponderado
84% 75% 81%

 

Continuamos a buscar a visibilidade dos volumes não mantidos restantes, que são principalmente adquiridos pelas nossas operações na Tailândia, Oriente Médio e África. Nosso trabalho com esses fornecedores tem sido comunicar-lhes os nossos valores de abastecimento responsável e o papel que a rastreabilidade irá desempenhar ao nos permitir apoiar as principais partes interessadas para melhorar suas práticas no terreno.

Compilamos nossos volumes de derivados de óleo de palma e fornecemos dados. Desenvolvemos um plano de ação para priorizar e envolver nossos fornecedores de derivados em sua rastreabilidade e inicializar este trabalho no terceiro trimestre de 2016.

Verificação

Conforme indicado acima, a Colgate-Palmolive obterá apenas derivados de óleo de palma, PKO e de azeite de palma certificados pela RSPO ou padrão equivalente.

Até junho de 2016, 77% do nosso óleo de palma e PKO é proveniente de fontes fisicamente certificadas.

Transformação

Continuamos a ter conversas aprofundadas com os nossos fornecedores em relação à robustez de sua política de abastecimento responsável e plano de implementação, ou seus planos para alcançar o cumprimento de nossa política caso não a tenham. Continuaremos as discussões para incentivar uma maior transparência com os fornecedores que ainda não forneceram informações completas sobre a rastreabilidade ao nível da usina. Com as informações de rastreabilidade que temos e continuaremos a receber, seremos capazes de tomar decisões informadas sobre quais produtores fornecedores apoiaremos na transformação. Através de nossa parceria com a TFT, poderemos contribuir com avaliações e treinamento de fornecedores para ter um impacto positivo e tangível sobre as práticas no terreno em nossa cadeia de suprimentos. Este trabalho de transformação direta é complementar ao monitoramento e ao progresso dos esforços dos próprios fornecedores na transformação.