Linha de Ética

As pessoas da Colgate-Palmolive em todo o mundo vivem nossos valores todos os dias promovendo o comportamento ético através de suas ações. Esse compromisso com a liderança ética é ainda demonstrado quando nos responsabilizamos por outros comportamentos desafiadores que estão em conflito com o nosso Código de Conduta ou outras políticas ou simplesmente pedindo orientação em caso de dúvida.

A Colgate-Palmolive Company fornece uma série de recursos para facilitar a sua capacidade de procurar aconselhamento, fazer perguntas ou suscitar preocupações. Esses recursos incluem: seu gerente, Recursos Humanos, Ética e Complaince Global, Relações com Funcionários, nossa organização Jurídica e a Linha de Ética da Colgate-Palmolive.

O objetivo da Linha de Ética da Colgate-Palmolive é:

Fornecer às pessoas da Colgate aconselhamento ou responder perguntas sobre como o Código de Conduta pode se aplicar a situações específicas e Fornecer uma maneira para as pessoas da Colgate trazerem informações sobre a suspeita de conduta, violações da lei ou atividades em conflito com o Código de Conduta à atenção da Empresa.

Encorajamos você a utilizar a Linha de Ética da Colgate-Palmolive para fazer perguntas, obter orientação ou denunciar quaisquer suspeitas de violações do Código de Conduta. Todos os comunicados são revisados e, se parece ser uma possível violação do Código, são investigados prontamente e minuciosamente. É imperativo que as pessoas relatoras não conduzam suas próprias investigações, uma vez que tais investigações podem envolver questões jurídicas complexas.

Encorajamos você a se identificar ao se comunicar através da Linha de Ética da Colgate-Palmolive. Isto é especialmente importante se houver necessidade de facilitar uma investigação onde um acompanhamento adicional seja necessário. Onde a lei local o permite, você pode enviar informações de forma anônima. Existem leis em alguns países que restringem o tipo de informação que você pode relatar através de uma Linha de Ética. Se essas leis se aplicam à sua localização, um representante de Ética e Complaince Global irá encaminhá-lo para alguém em sua unidade de negócios que possa ajudá-lo com sua dúvida ou preocupação.

Com o objetivo de investigar uma suspeita de violação do Código de Conduta ou Diretrizes de Práticas Comerciais, pode ser necessário transferir dados pessoais coletados em um país para outros países. Além disso, qualquer violação real ou suspeita do Código ou das Diretrizes de Práticas Comerciais pode resultar em um relatório ao Departamento de Ética e Compliance Global que pode conter dados pessoais. Nesses casos, os funcionários da Empresa e as entidades da Colgate que participam das operações do Departamento de Ética e Compliance Global devem investigar os dados pessoais, mas apenas durante o período razoavelmente necessário para esse fim (e posteriormente, tais dados pessoais serão destruídos ou retidos conforme exigido pela política da Empresa ou pela lei).

FALE CONOSCO
Para fazer perguntas
Para buscar aconselhamento
Para relatar uma possível violação do Código de Conduta
Você pode falar confidencialmente com a Linha de Ética da Colgate-Palmolive de qualquer parte do mundo por telefone, fax, e-mail e carta ou online da seguinte forma:
E-mail: ethics@colpal.com

Linha de Ética 24 Horas da Colgate-Palmolive: (800) 778-6080 (ligação gratuita dos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico)
1-(212) 310-2330 (para todos os outros locais)

Número de Fax: (212) 310-3745

Endereço Postal: Global Ethics & Compliance
Colgate-Palmolive Company
300 Park Ave, 8th Floor
New York, NY 10022

As preocupações e dúvidas relativas à contabilidade, controles contábeis internos ou assuntos de auditoria são imediatamente levadas à atenção do presidente do Comitê de Auditoria do Conselho Administrativo da Colgate e são tratadas de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo Comitê de Auditoria. De acordo com esses procedimentos, o Departamento de Ética e Compliance Global, em conjunto com os departamentos de Auditoria Interna e Jurídico Corporativo da Empresa, aborda essas preocupações de acordo com as instruções do presidente do Comitê de Auditoria. O presidente do Comitê de Auditoria aprova as recomendações sobre o tratamento de cada assunto, supervisiona todas as investigações e aprova a disposição de cada assunto. A critério do presidente do Comitê de Auditoria, ele ou ela pode contratar advogados externos e outros consultores independentes.

Política de Não Retaliação

Nenhuma ação adversa será tomada contra qualquer um por reclamar, relatar, participar ou auxiliar na investigação de uma suspeita de violação do Código de Conduta, a menos que a alegação feita ou a informação seja considerada intencionalmente falsa. Na máxima medida possível, a Colgate manterá a confidencialidade de todos os comunicados.